terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Parabéns Morro Doce

Hoje, 15 de janeiro é aniversário do Morro Doce, bairro do qual faz parte o CEU Parque Anhanguera. Leva esse nome porque os primeiros moradores cultivavam cana de açúcar para a produção de cachaças em alambiques.

Leia no texto abaixo um pouco sobre a história do nosso bairro:


"Em 1965 a região do Morro Doce poderia ser resumida  como um conjunto de cinco casas, distantes umas das outras, com ruas de terra, muito mato e sem iluminação. Nas residências, a água era conseguida por meio de poços caseiros, posteriormente substituídos por poços artesianos. Um casal de japoneses, o Sr. e a Sra. Suzuki eram os proprietários desse loteamento.

As famílias reuniam-se cada vez em uma casa para se divertirem. O Cel. José Gladiador, professor instrutor de guerra, e sua esposa Tudinha, proprietários de uma sitio encravado na área da Fazenda Itaberaba, estavam entre os fundadores do bairro; faziam grandes festas nas datas de comemoração religiosa e de final de ano. Assim se resumiam a diversão e o lazer daquela comunidade. O casal foi também responsável pela construção do Salão Paroquial Nossa Senhora das Graças, e pela promoção de casamentos para regularizar a vida dos casais da região.

As cavas de ouro do Jaraguá situam-se no Planalto Atlântico à altura do Tropico de Capricórnio. Constituem-se de uma serie de sinuosas escavações descontinuas e alinhadas segundo a direção N50ºW, das quais a cava principal é também a mais próxima da Rodovia Anhanguera. O acesso mais fácil para se atingir a área das antigas cavas é pela via Anhanguera, a partir de São Paulo.

Entre os quilômetros 23 e 24, ao final de longa descida adiante da placa rodoviária que assinala a posição do Tropico de Capricórnio, pode-se observar a escavação do Morro Doce. Essa cicatriz na encosta, em forma de “V” é cercada hoje por muitas casas, cujos moradores certamente ignoram sua natureza e significado.

A história do bairro pode ser definida como uma trajetória de lutas e conquistas. Seu desenvolvimento e melhorias são frutos de muita reivindicação e de intenso trabalho, sempre respaldados pela comunidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário